Curiosidades sobre os olhos que você precisa saber

Os olhos são órgãos do corpo muito importantes. A visão, que é dada por eles também é um dos sentidos mais importantes para viver de uma forma mais tranquila. Porém quem não a tem, consegue se adaptar, mesmo que com algumas dificuldades.

Ainda sim, existem muitas coisas interessantes e fatos que as pessoas não sabem sobre os olhos e sobre a visão.

Quer saber agora mesmo alguns destes fatos?

Conheça agora 5 curiosidades sobre os olhos que você precisa saber e fique impressionado!

Primeira Curiosidade: Nossos olhos enxergam as coisas de cabeça para baixo

Este é um fato muito interessante que você muito provavelmente não sabia. Os nossos olhos enxergam todas as coisas de cabeça para baixo porque as estruturas oculares acabam percebendo e captando todas as imagens desta forma.

Porém, ao processar as imagens, o lado direito do cérebro ajuda a arrumar, tornando assim, a imagem para cima. Como este processo acontece de uma forma muito rápida, em menos de segundos, acabamos não percebendo.

Segunda Curiosidade: Há pesquisas que afirmam que todas as pessoas com olhos azuis são descendentes da mesma pessoa

olhos

Esta segunda curiosidade também é muito interessante. Ela afirma que, se você e seu amigo, primo ou até mesmo um desconhecido têm olhos azuis, provavelmente vocês possuem algum grau de parentesco, ainda que bem longe e de muitos séculos atrás.

Esta afirmação vem de Pesquisadores da Universidade de Copenhague, na Dinamarca. Estes pesquisadores fizeram uma grande pesquisa e levantamento e assim, descobriram que há milhares de anos, houve uma mutação genética que fez com que as pessoas desenvolvessem os olhos azuis! Interessante, não é?

Terceira curiosidade: Os olhos podem mudar de cor

 olhos

Esse fato é um pouco mais conhecido, mas ainda nem todas as pessoas sabem disso. É bem provável que a maioria das pessoas já tenha percebido que outras ou elas mesmas têm olhos que mudam de cor.

Isso não é somente uma impressão e acontece realmente. O motivo é que não é em todos os momentos que os mesmos pigmentos estão presentes nos olhos na mesma quantidade. Por isso, a cor dos olhos pode mudar de acordo com a iluminação e do dia. Geralmente, isso se torna bem mais perceptível em pessoas que tem os olhos mais claros.

Quarta curiosidade: Muito do que enxergamos pode ser ilusão

Você sabia que muito do que você vê pode ser apenas uma ilusão? Isso porque o que geralmente vemos é resultado do que os olhos captam de acordo com o que o cérebro aprendeu sobre ele. Assim, a imagem verdadeira e real, é interpretada de forma relacionada com nossos conceitos, experiências e memórias.

Por isso, pode-se dizer que a visão é uma junção de imagens reais com interpretações do cérebro. Assim, é possível criar as “ilusões de óptica”, por meio da enganação do cérebro com informações diferentes das reais, através de erros de interpretação.

 

Quinta curiosidade: Os olhos tem um ponto cego

Por fim, uma última curiosidade sobre os olhos que talvez você ainda não soubesse é que eles têm um ponto cego na parte de trás da retina, onde o nervo óptico se encontra. Como nossos dois olhos trabalham juntos para assim cobrir o ponto cego um do outro, esta falha não se torna perceptível.

 


Cirurgia de Catarata segura e acessível, chega de visão borrada!

Cirurgia de Catarata consiste na remoção do cristalino afetado pela catarata com o uso do laser e da facoemulsificação.


Powered by WP Bannerize

5 Curiosidades sobre os olhos que você precisa saber

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tema otimizado por Dharma Saúde - Marketing Digital para profissionais da Saúde.