Principais causas da miopia

 

A miopia é a doença ocular mais comum do mundo, a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) afirma que aproximadamente 40% da população do ocidente sofra com esse problema.

Mas o que é miopia? A miopia é a falta de foco do olho em objetos a longa distância, pessoas que sofrem dessa situação costumam enxergar muito bem objetos próximos e muito mal objetos a distância.

A visão é gerada por duas membranas, córnea e o cristalino, quando um desses dois tem uma curvatura diferente do outro, há dificuldade no foco de imagens.

A miopia normalmente se desenvolve até os 13 anos de idade, durante essa fase, o corpo está se desenvolvendo e é aí que pode ocorrer a diferença da curvatura da córnea e do cristalino.

Adolescentes míopes costumam levar isso por toda a vida, não é comum que se desenvolva na fase adulta, nesses casos pode ser em decorrência de outra doença, como por exemplo, a catarata.

Principais causas da miopia

 

 

 

Causas da miopia

 

Genética

As causas da miopia não são precisamente conhecidas, porém há uma grande relação de hereditariedade, então, a maioria dos casos ocorre assim.

Quem tem histórico de miopia na família tem uma maior chance de desenvolver essa doença do que quem não tem familiares míopes.

 

Esforço visual

Há também uma relação entre o excesso de esforço dos olhos com o surgimento da miopia, crianças e jovens que costumam ficar muito tempo em aparelhos eletrônicos estão sujeitos.

A exibição constante dos olhos ao computador, celular e tablet podem causar miopia, tal qual assistir televisão de perto.

Outro fator que pode ocasionar a miopia é a leitura. Ler muito, seja em livros e principalmente no computador está diretamente ligado a miopia.

É por isso que pessoas que usam óculos estão socialmente associadas com a inteligência, ler muito pode causar miopia.

 

Níveis de miopia

A miopia pode ser mais grave ou mais branda dependendo do grau de diferença das membranas oculares.

Há 3 tipos de miopia, sendo eles: miopia ligeira, miopia moderada e miopia alta.

 

A miopia ligeira é quando o grau ocular está até a 3 graus

A miopia moderada é quando o grau ocular está entre 3 e 6 graus

E a miopia alta é quando o grau ocular está acima dos 6 graus

 

Quanto maior for o grau de sua miopia, maior será a sua dificuldade em enxergar.

 

correção de miopia

Correção da miopia

Bem, sinto dizer que a miopia não tem cura, porém quando tratada pode fazer com que os míopes tenham uma vida completamente normal.

Para que esse tratamento possa ser feito, é necessário ir a um oftalmologista, lá ele avaliará seu caso e dará a melhor solução, sendo a mais comum o uso de óculos de grau.

Há também a cirurgia para miopia, porém ela só pode ser feita em pessoas acima de 20 anos e que estejam com o grau já estabilizado.

Não são todas as pessoas que podem fazer essa cirurgia, mas dentre os selecionados o resultado é muito bom.

 

De qualquer maneira, é fundamental ir ao oftalmologista.

 

 

 

[wp_bannerize group=”Catarata” categories=”18″]

As principais causas da miopia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *