Doenças nos olhos que podem ser evitadas

Existem diversas doenças que podem afetar nossa saúde, incluindo nossos órgãos e sentidos, como os olhos e a visão.

Algumas podem ser genéticas e até mesmo inevitáveis, mas existem também muitas doenças que podem ser evitadas com alguns cuidados específicos.

Você sabe quais são estas doenças nos olhos e na visão que podem ser evitadas? Sabe o que fazer para evitá-las?

Se não, este artigo é para você! Fizemos uma lista com algumas das principais doenças nos olhos que podem ser evitadas.

Síndrome do Olho Seco

Essa síndrome está muito ligada a exposição à algumas condições do meio ambiente, como por exemplo, o ar seco, a poeira, a poluição, baixa umidade do ar, entre outros.

Ela é uma doença ocular crônica que se caracteriza pela minoração da produção de lágrimas ou pela falta de alguns componentes da mesma. Ou seja, afeta a quantidade e qualidade da lágrima produzida.

Entre seus principais sintomas, estão:

• a sensação de areia nos olhos;
  • irritação;
  • ardor;
  • olhos embaçados;
  • vermelhidão;
  • excesso de lacrimejo;
  • dificuldades em ficar em frente ao computador ou em locais com ar condicionado;
  • sensibilidade à luz;
  • entre outras.

As principais formas de tratamento são a ingestão de oxidantes, o uso de lacrimejantes e a preservação da lágrima por meio da higiene ocular.

Os oxidantes que são ingeridos para tratamento, também podem ser usados para prevenção. Um alimento ótimo para evitar a síndrome do olho seco é o óleo de linhaça.

Saiba quais são os alimentos que ajudam a melhorar a visão

Conjuntivite

Em primeiro lugar, a conjuntivite é uma doença muito comum, principalmente no inverno, que é quando as pessoas ficam mais tempo em locais fechados.

Ela é uma inflamação na parte branca dos olhos, chamada de conjuntiva, e se manifesta nas formas virais, bacterianas e alérgicas, onde a última é mais frequente, acontecendo nos dois olhos, porém, não sendo contagiosa.

Entre seus principais sintomas estão:

• o lacrimejamento;
  • a vermelhidão;
  • as pálpebras inchadas;
  • a coceira intensa;
  • entre outros.

A conjuntivite viral, que é causada por vírus, é contagiosa e causada pelo adenovírus, que é o mesmo vírus da gripe. Entre os principais sintomas estão o lacrimejamento em excesso, sensação de areia, entre outros. Geralmente, seu tratamento é feito com soros fisiológicos, colírios e alguns antibióticos.

Para prevenir a conjuntivite o ideal é que se evite contato com locais que possam desencadear a conjuntivite alérgica e evitar contato com pessoas que tenham a conjuntivite viral, além de incluir na alimentação os alimentos que fortalecem o sistema imunológico.

Úlcera de córnea

Esta é uma doença, que quando descoberta deve ser tratada imediatamente, caso contrário, pode causar até cegueira. Geralmente, esta doença se manifesta de forma lenta e pode ser causada por vírus, bactérias, fungos e feridas na córnea. Seus principais sintomas são:

• secreção mucopurulenta;
  • sensibilidade à luz;
  • vermelhidão;
  • dor; e
  • lacrimejamento.

Além disso, a pessoa que faz mal uso de lentes de contato também está mais propenso a ter a doença, por isso, quem faz uso de lentes deve saber manter uma excelente rotina de limpeza das mesmas e não dormir com elas.

previnir doenças nos olhos

Como prevenir doenças nos olhos

Para prevenir estas e outras doenças nos olhos e da visão, você pode adotar diversos hábitos. Alguns dos principais e mais importantes destes hábitos são:

previnir doenças nos olhos2